Thursday, February 3, 2011

Geração Co(laborativa)

A participação profissional está em revolução!

Hoje, 30% dos trabalhadores estão online. Uma multinacional americana prevê que esse nr chegue a 50% nos próximos 2 anos.

É esta realidade que fará dispersar a população das metrópoles. É esta realidade que quebrou barreiras geográficas e estabeleceu pontes entre Trancoso, local de onde escrevo, e a sua cidade, onde lê este texto.

Porventura, associará este texto a um outro trabalho que está desenvolver e publicará amanhã, num site brasileiro p.e., uma reflexão mais evoluída deste fenómeno.

E nesse caso, será mais uma colaboração sem geografia.

Mas o ser humano é social. Precisa de ambiente para produzir!

Este quebrar de barreiras geográficas não significa que trabalhemos isolados "na garagem", num modelo que se popularizou como tele-trabalho.
Em França, esta tendência atingiu 10% da população activa nos anos 80. Mas a inércia instalou-se nestes trabalhadores que não retiravam o pijama durante o dia, nem a cabeça do frigorífico!

É por isso que a tendência de centros de trabalho partilhados está a crescer: Coworking Centers

Já não há produção individual como no passado. As redes colaborativas catalisaram mais e melhores resultados. Nem a própria competição, o Ala da Economia, escapou a esta tendência: Hoje vivemos em Coopetição!

No comments:

Post a Comment