Monday, January 23, 2012

Coworking na biblioteca!

No passado dia 2 de janeiro abriu o primeiro espaço coworking em território rural, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.
Trata-se de uma iniciativa inédita que pretende responder às novas tendências sociais: acolher os novos povoadores, isto é, empreendedores que transferiram a sua actividade profissional das áreas metropolitanas para o interior rural.

Deste modo, a autarquia pretende responder à necessidade profissional destes novos habitantes, dinamizando em simultaneo o espaço bibliotecário.

A ambição deste projecto é a adição de novas valências - mentoring; sala de ensaios artísticos; fab lab - no intuito de integrar a rede de ideação e experimentação profissional Working Labs.

Recorde-se que este concelho dispoe de um centro de apoio a pessoas com necessidades especiais, Associação Leque, e de um SPA de referência nacional.

Esta iniciativa surge no âmbito da parceria entre o grupo EDP, o município de Alfândega da Fé e o programa de repovoamento rural Novos Povoadores para o apoio à transferência de 5 familias metropolitanas para este concelho.